Infância e Juventude


Bernard Bouts nasceu em 2 de dezembro de 1909 no nº6 da Praça Edouard de la Boulet em Versalhes. Descendente de holandeses, foi por volta do final do século XVII ou começo do século seguinte que um de seus antepassados emigrou da Flandres para a França. Desse remoto bisavô flamengo, provêm todos os que têm esse nome na terra francesa. Dentre seus antepassados está o pintor Thierry Bouts que se tornou célebre.

Tinha apenas nove anos de idade quando seu pai, Maurice Bouts, mudou-se para a Bretanha. Foi lá que fez seu curso de humanidades, assim como o início do encantamento de Bernard Bouts pelo Mar.

Os anos decisivos de seus estudos transcorreram na França. Em 1929, aos vinte anos de idade, ele inicia um curso com Henri Charlier. Ele recebeu dele até 1939 os princípios básicos que julgava importante para sua formação artística sobre a qualidade e o significado das formas e das cores, sobre a supressão do claro-escuro e da terceira dimensão, bem como no que diz respeito à adoção de uma rítmica livre. Princípios estes que o acompanharam até o fim de sua vida, ficando imortalizados em sua obra.

Em virtude dos acontecimentos trágicos da segunda Grande Guerra, Bernard Bouts foi obrigado a abandonar a França em 1942. Encaminhou-se para a Argentina com a esposa e dois filhos pequenos. Viveram lá durante dois longos decênios. Também continuou pintando, embora fizesse em Buenos Aires poucas exposições, a primeira em 1943. A segunda somente seria apresentada, oito anos depois, ou seja em 1951, pela "Galeria Wildenstein" de Buenos Aires. Durante este período Bouts teve a oportunidade de viajar para outros países da América do Sul onde ele encontrou uma grande riqueza de formas e cores.

> o artista
 





casa onde nasceu
Casa onde nasceu Bernard em 1909.


com a família
Com a irmã e irmãos, em 1914.


em 1925
Em camping selvagem em 1925.